Bem-vindo à loja do Sr. Jacinto!

laboratoriodestorias_banner
laboratoriodestorias_banner1
laboratoriodestorias_banner2
laboratoriodestorias_banner3
previous arrow
next arrow
Shadow

Laboratório d'Estórias

Contar a história de um Portugal diferente
É com este espírito que, em Junho de 2013, surge o Laboratório d’Estórias: um espaço experimental de design que pretende inspirar-se nas estórias da cultura popular portuguesa para reinventar objectos tradicionais, utilizando-os para contar novas estórias — e, porque não, para recriar a própria história do país.
Uma estória em forma de objecto
O resultado desta experimentação é uma abordagem conceptual muito própria. Partindo das técnicas ancestrais da cerâmica das Caldas da Rainha e de materiais como a faiança, tanto somos levados a cruzar a ideia de um manjerico petrificado com o suposto amor entre Perseu e Medusa, como a conhecer a história do Corvo, símbolo de Lisboa, como um malandro que bicava as pernas das senhoras à porta das tavernas. Narrativas de final incerto, com rumos imprevisíveis — tanto na técnica ou materiais utilizados, como nas estórias a contar.
Quem conta um conto, ilustra um ponto
Os objectos surgem assim como memoriais, provas físicas de uma história que nunca existiu. Mas os autores do projecto não pretendem ser os únicos a contá-la: ao convidarem ilustradores nacionais e até o próprio público para acrescentar valor ao produto final com as suas interpretações, conto e imagem tornam-se parte integrante dos objectos reinventados, levando-os muito mais além do que o seu propósito meramente decorativo ou funcional.
Uma colecção de lendas, materializada em artefactos de desejo
No final, cada peça é em si uma estória única e dinâmica, pronta a ser descoberta. Do seu conjunto surge a mais-valia de uma colecção que funde a realidade com o mito, a tradição com a fábula; mas, acima de tudo, que dá largas à nossa imaginação, lançando um olhar fresco e irreverente sobre os ícones adormecidos da cultura popular portuguesa; objectos para dentro e para fora, que procuram contar uma outra história de Portugal.